Miguel Mike Sealy e Tuko Mariani, pioneiros do surfe santista na década de 60, confirmam presença no 1º Porto de Santos Festival no Quebra-Mar.

source https://www.waves.com.br/especiais/california/para-assitir-furacao-narda-atinge-the-wedge/
Uma publicação compartilhada por Porto de Santos Surfe Festival (@portodesantos.surfe)
No dia 12 de outubro, das 8h às 18h, o Quebra-Mar de Santos (SP) será o ponto de encontro para os amantes do surfe. O 1º Porto de Santos Surfe Festival chega para fortalecer a união entre o porto e a cidade, oferecendo uma variedade de atividades para todos os públicos. O evento terá diversas atrações dentro e fora do mar, muitas remetendo à história da modalidade. Surfistas pioneiros estarão presentes no encontro, como Miguel Mike Sealy e Tuko Mariani. Sealy começou no esporte fabricando a própria prancha ainda na década de 60. Também foi um dos fundadores do primeiro clube de surfe no Brasil, o Big Kahuna, nas garagens da Rua Pindorama, em Santos. [caption id="attachment_3660126" align="alignnone" width="960"] [media-credit id=6883 align="alignnone" width="960"][/media-credit] Miguel Mike Sealy com seu pranchão nos anos 60.[/caption] Sealy se orgulha do pioneirismo e demonstra felicidade ao ver um Festival ligando o surfe e o porto, onde atuou por aproximadamente 30 anos, numa trajetória de sucesso. “Tenho um grande orgulho em ter sido um dos pioneiros do surfe, onde em nossa juventude éramos severamente criticados. Mas rompemos barreiras e semeamos as bases para hoje termos nossos campeões mundiais, até em ondas gigantes. Muito difícil demarcar os limites do Porto ou da Cidade, onde as atividades se entrelaçam. Santos é Porto, Santos é água”, afirma. Filho de ingleses, nascido na Argentina e naturalizado brasileiro ainda jovem, Mike fabricou sua prancha feita de madeirite retirado de um canteiro de obras do Clube XV, no Canal 3. Depois, ajudou a fundar o clube de surfe e chegou a participar de campeonatos. “Mantenho a paixão pelo surfe. Sou conselheiro da ABLB (Associação Brasileira de Longboard), mas não surfo mais. Com 77 anos, meus joelhos não ajudam”, conta. Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Museu do Surfe (@museudosurfesantos)
Foto de Tuko Mariani para o Jonal da Tarde de 1967. Outro grande nome confirmado é Tuko Mariani, o primeiro a fazer fotos dentro d’água durante uma competição em São Paulo. Em 1965, ele fabricou a sua primeira prancha de madeirite e nos anos seguintes participou da equipe que organizou os dois primeiros campeonatos da modalidade no estado, ambos no Guarujá. Em 1967 ele registrou os surfistas de dentro do mar a pedido do fotógrafo do então Jornal da Tarde. Como não existiam, na época, fotógrafos profissionais de surfe, ele pode ser considerado o primeiro do estado a registrar as imagens dentro d'água. “A questão do meu papel pioneiro, como você bem apontou, é relevante. De fato, fui um dos primeiros a organizar um evento de surfe por aqui. E agora, décadas depois, testemunhamos a realização de um evento voltado para os trabalhadores portuários, no setor onde sempre atuei. É gratificante observar essa união. O Porto possui uma importância incomensurável para o Brasil e para a região, e essa integração é vital”, afirma Mariani. A veia competitiva, no entanto, não durou muito, e ele se dedicou a uma paixão de infância: o mergulho. Hoje, aos 78 anos de idade, Tuko lembra com carinho dos bons tempos e ressalta a importância do esporte nesse movimento de aproximação do Porto com a Cidade. “Essa iniciativa de integração porto-cidade, que vem sendo gradualmente implementada, é, a meu ver, extremamente positiva”, enfatiza. Atrações O 1º Porto de Santos Surfe Festival terá várias atrações ao público, como mostras de fotografia, literatura, cinema sobre o tema, shows musicais e conscientização ambiental. No mar, aulas de surfe, demonstração de longboard e o grande chamariz, o desafio do maior número de surfistas portuários na mesma onda, numa grande confraternização. As inscrições para esta ação estão abertas. Clique aqui e faça a inscrição gratuita. 1º Porto de Santos Surfe Festival é homologado pela Confederação Brasileira de Surfe e patrocinado pela Autoridade Portuária de Santos, empresa do Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: casamiworks@gmail.com.
Comentários
Postar um comentário