Pular para o conteúdo principal

Gary Linden eterno

Big rider, shaper e dirigente do esporte, o americano Gary Linden acaba de comemorar o aniversário de 73 anos pegando altas ondas na República Dominicana, justamente no maior swell do ano, com vídeo de Tony e Xia Roberts.

Gary Linden é uma figura bem conhecida no mundo do surfe e dispensa apresentações. Surfistas de todas as idades já viram o veterano de 73 anos surfar grandes e perigosas ondas do oceano.

Como o envelhecimento de Linden nunca o impediu de praticar seu esporte favorito, ele não tem nada a temer. No vídeo da Real Surf Tales, Linden pode ser visto surfando com facilidade. E todo o mundo do surfe refletiu sobre a demonstração épica de habilidade do veterano na velhice.

Conhecido não apenas por sua habilidade para surfar ondas enormes, mas também por sua habilidade em projetar pranchas de surfe, Linden realizou muito em sua vida. E seus feitos continuam a servir de inspiração.

Aos 12 anos, Linden pegou uma prancha emprestada e surfou sua primeira onda. Depois de ingressar no Windansea Surf Club, na Califórnia, Linden moldou sua primeira prancha de forma independente aos 17 anos. Devido em grande parte à inspiração que ganhou naquela sessão de shape, ele continuou a criar pranchas de surfe que se tornaram clássicas.

Vários de seus designs se tornaram equipamentos essenciais no surfe de ondas grandes e estão em alta demanda. A vasta experiência em águas pesadas e a contribuição junto a alguns dos maiores nomes do surfe de ondas grandes, deram-lhe um conhecimento privilegiado do assunto.

Ele não apenas criou o Big Wave Surf Tour, em 2009, como também atuou como presidente da Association of Surfing Professionals (ASP), atualmente a World Surf League (WSL). As ondas mais perigosas do mundo – Jaws, Killers, Nazare e Mavericks – estão entre suas favoritas para surfar.

Gary Linden é uma inspiração para muitos na comunidade do surfe moderno, e o recente lançamento do vídeo acima reacendeu a paixão pelo esporte em muitas pessoas da sua idade.

Um espectador falou sobre como Linden é uma lenda viva do surfe que ainda está no esporte, dizendo: “Gary ensinou gerações de surfistas no big surf. Feliz por ver que ele ainda está nisso. A água salgada cura todas as feridas e age como uma fonte de juventude.”

Um surfista antigo também comentou, dizendo: “Go pops! Tenho 53 anos e ainda surfo em um nível bastante alto… espero ainda estar na água nos meus 70 anos.”

Para quem não sabe, Linden morou no Brasil nos anos 70, quando se estabeleceu com sua oficina em Saquarema (RJ). Ele fala português perfeitamente, adora o país e dizem que até hoje ele mantém uma casa no Maracanã do Surfe.

Assista mais vídeos no canal Real Surf Stories.

Fonte Essentially Sports

O post Gary Linden eterno apareceu primeiro em Waves.



source https://www.waves.com.br/noticias/big-waves/noticias-big-waves/73-anos-gary-linden-eterno/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história do Havaí

Reprodução Estátua de Kamehameha I em Hilo, Big Island. Nesta quinta-feira (11), o Havaí celebra o feriado Kamehameha Day, que homenageia o rei Kamehameha I, responsável pela unificação do arquipélago, em 1810. Mais de dois séculos depois de sua morte, Kamehameha e sua família ainda estão muito presentes na cultura do Havaí. Mas para relembrar o legado deste líder, o principal da história havaiana, é preciso viajar no tempo, até meados do século VII… Devido a sua localização no Pacífico, o Havaí permaneceu desabitado por milênios. A presença humana por lá começou por volta dos anos 600 e 1000, com os primeiros assentamentos polinésios. Eles navegaram em canoas, a partir das Ilhas Marquesas, a quase 4 mil km de distância. Por volta de 1.600, com uma população de cerca de 150 mil, o Havaí era tomado por conflitos internos e o contato com o mundo exterior era limitado. A primeira expedição oficial europeia a chegar no local foi registrada em 18 de janeiro de 1778, a terceira viage...

Carlos Burle estreia Bravamente, novo podcast de histórias inspiradoras. Série reúne entrevistas que mostram como esporte transforma vidas.

https://youtu.be/-s5QiotecjY O surfista e campeão mundial de ondas grandes Carlos Burle estreia nesta quarta-feira (25) o podcast Bravamente, série documental em áudio e vídeo que revela como o esporte tem sido, para muitos, mais do que uma prática física — uma verdadeira ponte para o equilíbrio emocional, propósito e oportunidades no mercado profissional. Com 12 episódios quinzenais e duração entre 15 e 40 minutos, o programa será lançado no YouTube (@bravamente_oficial) e no Spotify (Brava•Mente). A cada edição, Burle conduz conversas autênticas com personagens que têm o esporte como parte essencial da vida, em narrativas que misturam emoção, disciplina, superação e reconexão com o corpo e a mente. Entre os entrevistados da temporada estão nomes como Brenda Moura, promessa do surfe e skate brasileiro; Morongo, fundador da Mormaii; Walter Chicharro, ex-presidente da Câmara de Nazaré, em Portugal; e Trennon Paynter, treinador da equipe olímpica canadense de esqui. Também participam exe...

Jack Johnson e Rob Machado partem para Bali, Indonésia, curtem boas ondas de Uluwatu e promovem show juntos.

https://www.youtube.com/watch?v=1lWFR0vSQqU&list=RD1lWFR0vSQqU&start_radio=1 Jack Johnson e Rob Machado partem para Bali, Indonézia, e promovem uma performance ao vivo muito especial nas Uluwatu Surf Villas, com vista para a icônica Uluwatu. Sendo ambos artistas e surfistas, não seria um show em Uluwatu sem antes um pouco de surfe. O dia começou com sessão de Jack Johnson e Rizal Tanjung, um dos maiores nomes do surfe indonésio. O mar estava com condições ideais, e Jack aproveitou para mostrar que, além de músico consagrado, continua sendo um surfista de respeito. Rizal, por sua vez, filmou a queda com uma GoPro Uma das maiores partes do surfe é esperar pelas ondas no outside, e é durante esse tempo que boas conversas acontecem, mas raramente são documentadas. Enquanto Jack e Rizal esperam por uma série, Jack conta sobre seu processo de composição, abordando como Rodeo Clowns e F-Stop Blues surgiram, e também relembra sua primeira viagem a Bali em 92. Pouco depois, Rob se junta...