Entre os dias 1 e 4 de abril o bucólico município de Chaves, localizado no Arquipélago do Marajó (PA), receberá alguns dos melhores surfistas do Brasil para o 24º Surf na Pororoca. O evento contará com a participação de grandes nomes do surfe nacional, como Fábio Gouveia, Lucas Fink (skimboard), Ian Gouveia e Raoni Monteiro.
Além deles, estarão Nayson Costa, Marcelo Bibita, além de outros astros do surfe nacional. Eles irão refazer o caminho percorrido pelos pioneiros, que no ano de 1998 fizeram parte da primeira expedição às pororocas do Canal do Perigoso, no município de Chaves.
A experiência tem por objetivo desbravar algumas das mais de dez pororocas inexploradas da Região de Chaves e ao mesmo temo, buscar manter viva a história e a memória dos pioneiros em uma expedição exploratória que contará com toda a infraestrutura desenvolvida ao longo desses 24 anos, com helicópteros, jet-skis, bananas boat, lanchas voadeiras e claro, toda a experiência acumulada em mais de 200 expedições oficialmente registradas e documentadas pela Associação Brasileira de Surf na Pororoca (Abraspo).
Além do Desafio do Surfe, uma extensa programação cultural irá agitar os habitantes do município e região. Como o Pororoca Ambiental, que contará com a participação de 100 estudantes e surfistas locais com o objetivo de diminuir o impacto dos resíduos descartados na Praia Principal do município. Pretende ainda trazer à tona a discussão a respeito do manejo e utilização dos resíduos produzidos pelo homem.
Também teremos a Cerimônia de Implantação da Escola de Surf Pororoca e da Fábrica de Pranchas da Amazônia, com doações de 10 pranchas de surfe para a realização da Clínica de Surf na Pororoca, exclusiva para a comunidade local.
Haverá o Festival Cultural da Pororoca, com apresentações de grupos de Carimbó, DJs de tecnobrega, reggae, música eletrônica, peça teatral e exposição vídeo/fotográfica. Além de muita interação com a população, seu modo peculiar de viver em intensa interação com a natureza e vivências marajoaras como o Passeio em Búfalos e visitas a ninhais e jacarés.
As ações culturais não param por aí. Uma grande exibição de luta marajoara irá exaltar essa modalidade ancestral de combate com a presença de alguns dos maiores nomes em atuação no estado.
“Estamos muito animados e ansiosos pela realização dessa grande festa marajoara. Apresentar as belezas e a riqueza da nossa Amazônia para o Brasil e para o mundo é o grande legado do Surfe na Pororoca… Nas últimas duas décadas, a pororoca tem sido um dos maiores divulgadores da cultura, das belezas, da riqueza e da grandeza da Amazônia para o mundo. Nós reconhecemos e por isso que, com a anuência do Governador Helder Barbalho, apoiamos o evento”, afirmou André Dias, Secretário de Turismo do Pará.
Cronograma e atividades
24º Surf na Pororoca – Ação que reunirá notórios atletas brasileiros em busca de desbravar novas pororocas na Região do Arquipélago de Chaves com o objetivo de quebra de recordes de tempo e distância percorrida em uma onda.
Pororoca Ambiental – Ação de limpeza que pretende diminuir os resíduos na praia principal do município e colaborar para um maior nível de conscientização ambiental dos ribeirinhos da praia na frente da cidade de Chaves com a participação de 100 estudantes de escolas públicas do município e a galera do surfe, além de palestras de biólogos.
Festival Cultural da Pororoca – Apresentações de grupos de Carimbó, a genuína música e dança paraense, DJs de tecnobrega, reggae, música eletrônica, peça teatral e exposição vídeo/fotográfica que irá mesclar as diferentes manifestações culturais marajoaras e mostrar, em um só lugar, a riqueza cultural dessa Região do Arquipélago do Marajó.
Atividades na natureza – O tradicional Passeio com Búfalos e a Visitação a Ninhais de Jacaré, além de outras atividades terão como objetivo promover a interação, sobretudo dos visitantes, com as tradições e vivências locais.
Clínica de Surfe e Implantação de Escolinha – Realização de uma Clínica de Surf com a participação de moradores locais, sem limite de idade, com os primeiros passos para se tornar um surfista de pororoca e Implantação da primeira Escolinha de Surf na Pororoca, do município de Chaves.
Inauguração da Fábrica de Pranchas da Amazônia com Doação de Pranchas – Cerimônia Oficial de Inauguração da Fábrica de Pranchas de Miriti, localizada no município de Abaetetuba, a Capital do Miriti, produto natural que promete revolucionar a construção sustentável de pranchas de surfe. Na ocasião as primeiras 10 pranchas produzidas em parceria com a Collection Surf Boards, do Shaper Marcelo Bibita (que produziu a primeira prancha feita com Bloco de Miriti) serão doadas para a implantação da primeira Escolinha de Surf na Pororoca, do município de Chaves.
Luta Marajoara – O mais famoso e milenar estilo de combate da Região Norte do país será apresentado por alguns de seus principais nomes em atuação no país mostrando as peculiaridades e curiosidades dessa modalidade originalmente marajoara.
O post Expedição começa no Pará apareceu primeiro em Waves.
source https://www.waves.com.br/variedades/surfe-na-pororoca-expedicao-comeca-no-para/
Comentários
Postar um comentário