Pular para o conteúdo principal

Expedição começa no Pará

Entre os dias 1 e 4 de abril o bucólico município de Chaves, localizado no Arquipélago do Marajó (PA), receberá alguns dos melhores surfistas do Brasil para o 24º Surf na Pororoca. O evento contará com a participação de grandes nomes do surfe nacional, como Fábio Gouveia, Lucas Fink (skimboard), Ian Gouveia e Raoni Monteiro.

Além deles, estarão Nayson Costa, Marcelo Bibita, além de outros astros do surfe nacional. Eles irão refazer o caminho percorrido pelos pioneiros, que no ano de 1998 fizeram parte da primeira expedição às pororocas do Canal do Perigoso, no município de Chaves.

A experiência tem por objetivo desbravar algumas das mais de dez pororocas inexploradas da Região de Chaves e ao mesmo temo, buscar manter viva a história e a memória dos pioneiros em uma expedição exploratória que contará com toda a infraestrutura desenvolvida ao longo desses 24 anos, com helicópteros, jet-skis, bananas boat, lanchas voadeiras e claro, toda a experiência acumulada em mais de 200 expedições oficialmente registradas e documentadas pela Associação Brasileira de Surf na Pororoca (Abraspo).

Além do Desafio do Surfe, uma extensa programação cultural irá agitar os habitantes do município e região. Como o Pororoca Ambiental, que contará com a participação de 100 estudantes e surfistas locais com o objetivo de diminuir o impacto dos resíduos descartados na Praia Principal do município. Pretende ainda trazer à tona a discussão a respeito do manejo e utilização dos resíduos produzidos pelo homem.

Também teremos a Cerimônia de Implantação da Escola de Surf Pororoca e da Fábrica de Pranchas da Amazônia, com doações de 10 pranchas de surfe para a realização da Clínica de Surf na Pororoca, exclusiva para a comunidade local.

Haverá o Festival Cultural da Pororoca, com apresentações de grupos de Carimbó, DJs de tecnobrega, reggae, música eletrônica, peça teatral e exposição vídeo/fotográfica. Além de muita interação com a população, seu modo peculiar de viver em intensa interação com a natureza e vivências marajoaras como o Passeio em Búfalos e visitas a ninhais e jacarés.

As ações culturais não param por aí. Uma grande exibição de luta marajoara irá exaltar essa modalidade ancestral de combate com a presença de alguns dos maiores nomes em atuação no estado.

“Estamos muito animados e ansiosos pela realização dessa grande festa marajoara. Apresentar as belezas e a riqueza da nossa Amazônia para o Brasil e para o mundo é o grande legado do Surfe na Pororoca… Nas últimas duas décadas, a pororoca tem sido um dos maiores divulgadores da cultura, das belezas, da riqueza e da grandeza da Amazônia para o mundo. Nós reconhecemos e por isso que, com a anuência do Governador Helder Barbalho, apoiamos o evento”, afirmou André Dias, Secretário de Turismo do Pará.

Cronograma e atividades

24º Surf na Pororoca – Ação que reunirá notórios atletas brasileiros em busca de desbravar novas pororocas na Região do Arquipélago de Chaves com o objetivo de quebra de recordes de tempo e distância percorrida em uma onda.

Pororoca Ambiental – Ação de limpeza que pretende diminuir os resíduos na praia principal do município e colaborar para um maior nível de conscientização ambiental dos ribeirinhos da praia na frente da cidade de Chaves com a participação de 100 estudantes de escolas públicas do município e a galera do surfe, além de palestras de biólogos.

Festival Cultural da Pororoca – Apresentações de grupos de Carimbó, a genuína música e dança paraense, DJs de tecnobrega, reggae, música eletrônica, peça teatral e exposição vídeo/fotográfica que irá mesclar as diferentes manifestações culturais marajoaras e mostrar, em um só lugar, a riqueza cultural dessa Região do Arquipélago do Marajó.

Atividades na natureza – O tradicional Passeio com Búfalos e a Visitação a Ninhais de Jacaré, além de outras atividades terão como objetivo promover a interação, sobretudo dos visitantes, com as tradições e vivências locais.

Clínica de Surfe e Implantação de Escolinha – Realização de uma Clínica de Surf com a participação de moradores locais, sem limite de idade, com os primeiros passos para se tornar um surfista de pororoca e Implantação da primeira Escolinha de Surf na Pororoca, do município de Chaves.

Inauguração da Fábrica de Pranchas da Amazônia com Doação de Pranchas – Cerimônia Oficial de Inauguração da Fábrica de Pranchas de Miriti, localizada no município de Abaetetuba, a Capital do Miriti, produto natural que promete revolucionar a construção sustentável de pranchas de surfe. Na ocasião as primeiras 10 pranchas produzidas em parceria com a Collection Surf Boards, do Shaper Marcelo Bibita (que produziu a primeira prancha feita com Bloco de Miriti) serão doadas para a implantação da primeira Escolinha de Surf na Pororoca, do município de Chaves.

Luta Marajoara – O mais famoso e milenar estilo de combate da Região Norte do país será apresentado por alguns de seus principais nomes em atuação no país mostrando as peculiaridades e curiosidades dessa modalidade originalmente marajoara.

O post Expedição começa no Pará apareceu primeiro em Waves.



source https://www.waves.com.br/variedades/surfe-na-pororoca-expedicao-comeca-no-para/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história do Havaí

Reprodução Estátua de Kamehameha I em Hilo, Big Island. Nesta quinta-feira (11), o Havaí celebra o feriado Kamehameha Day, que homenageia o rei Kamehameha I, responsável pela unificação do arquipélago, em 1810. Mais de dois séculos depois de sua morte, Kamehameha e sua família ainda estão muito presentes na cultura do Havaí. Mas para relembrar o legado deste líder, o principal da história havaiana, é preciso viajar no tempo, até meados do século VII… Devido a sua localização no Pacífico, o Havaí permaneceu desabitado por milênios. A presença humana por lá começou por volta dos anos 600 e 1000, com os primeiros assentamentos polinésios. Eles navegaram em canoas, a partir das Ilhas Marquesas, a quase 4 mil km de distância. Por volta de 1.600, com uma população de cerca de 150 mil, o Havaí era tomado por conflitos internos e o contato com o mundo exterior era limitado. A primeira expedição oficial europeia a chegar no local foi registrada em 18 de janeiro de 1778, a terceira viage...

Carlos Burle estreia Bravamente, novo podcast de histórias inspiradoras. Série reúne entrevistas que mostram como esporte transforma vidas.

https://youtu.be/-s5QiotecjY O surfista e campeão mundial de ondas grandes Carlos Burle estreia nesta quarta-feira (25) o podcast Bravamente, série documental em áudio e vídeo que revela como o esporte tem sido, para muitos, mais do que uma prática física — uma verdadeira ponte para o equilíbrio emocional, propósito e oportunidades no mercado profissional. Com 12 episódios quinzenais e duração entre 15 e 40 minutos, o programa será lançado no YouTube (@bravamente_oficial) e no Spotify (Brava•Mente). A cada edição, Burle conduz conversas autênticas com personagens que têm o esporte como parte essencial da vida, em narrativas que misturam emoção, disciplina, superação e reconexão com o corpo e a mente. Entre os entrevistados da temporada estão nomes como Brenda Moura, promessa do surfe e skate brasileiro; Morongo, fundador da Mormaii; Walter Chicharro, ex-presidente da Câmara de Nazaré, em Portugal; e Trennon Paynter, treinador da equipe olímpica canadense de esqui. Também participam exe...

Jack Johnson e Rob Machado partem para Bali, Indonésia, curtem boas ondas de Uluwatu e promovem show juntos.

https://www.youtube.com/watch?v=1lWFR0vSQqU&list=RD1lWFR0vSQqU&start_radio=1 Jack Johnson e Rob Machado partem para Bali, Indonézia, e promovem uma performance ao vivo muito especial nas Uluwatu Surf Villas, com vista para a icônica Uluwatu. Sendo ambos artistas e surfistas, não seria um show em Uluwatu sem antes um pouco de surfe. O dia começou com sessão de Jack Johnson e Rizal Tanjung, um dos maiores nomes do surfe indonésio. O mar estava com condições ideais, e Jack aproveitou para mostrar que, além de músico consagrado, continua sendo um surfista de respeito. Rizal, por sua vez, filmou a queda com uma GoPro Uma das maiores partes do surfe é esperar pelas ondas no outside, e é durante esse tempo que boas conversas acontecem, mas raramente são documentadas. Enquanto Jack e Rizal esperam por uma série, Jack conta sobre seu processo de composição, abordando como Rodeo Clowns e F-Stop Blues surgiram, e também relembra sua primeira viagem a Bali em 92. Pouco depois, Rob se junta...