Pular para o conteúdo principal

Expedição começa no Pará

Entre os dias 1 e 4 de abril o bucólico município de Chaves, localizado no Arquipélago do Marajó (PA), receberá alguns dos melhores surfistas do Brasil para o 24º Surf na Pororoca. O evento contará com a participação de grandes nomes do surfe nacional, como Fábio Gouveia, Lucas Fink (skimboard), Ian Gouveia e Raoni Monteiro.

Além deles, estarão Nayson Costa, Marcelo Bibita, além de outros astros do surfe nacional. Eles irão refazer o caminho percorrido pelos pioneiros, que no ano de 1998 fizeram parte da primeira expedição às pororocas do Canal do Perigoso, no município de Chaves.

A experiência tem por objetivo desbravar algumas das mais de dez pororocas inexploradas da Região de Chaves e ao mesmo temo, buscar manter viva a história e a memória dos pioneiros em uma expedição exploratória que contará com toda a infraestrutura desenvolvida ao longo desses 24 anos, com helicópteros, jet-skis, bananas boat, lanchas voadeiras e claro, toda a experiência acumulada em mais de 200 expedições oficialmente registradas e documentadas pela Associação Brasileira de Surf na Pororoca (Abraspo).

Além do Desafio do Surfe, uma extensa programação cultural irá agitar os habitantes do município e região. Como o Pororoca Ambiental, que contará com a participação de 100 estudantes e surfistas locais com o objetivo de diminuir o impacto dos resíduos descartados na Praia Principal do município. Pretende ainda trazer à tona a discussão a respeito do manejo e utilização dos resíduos produzidos pelo homem.

Também teremos a Cerimônia de Implantação da Escola de Surf Pororoca e da Fábrica de Pranchas da Amazônia, com doações de 10 pranchas de surfe para a realização da Clínica de Surf na Pororoca, exclusiva para a comunidade local.

Haverá o Festival Cultural da Pororoca, com apresentações de grupos de Carimbó, DJs de tecnobrega, reggae, música eletrônica, peça teatral e exposição vídeo/fotográfica. Além de muita interação com a população, seu modo peculiar de viver em intensa interação com a natureza e vivências marajoaras como o Passeio em Búfalos e visitas a ninhais e jacarés.

As ações culturais não param por aí. Uma grande exibição de luta marajoara irá exaltar essa modalidade ancestral de combate com a presença de alguns dos maiores nomes em atuação no estado.

“Estamos muito animados e ansiosos pela realização dessa grande festa marajoara. Apresentar as belezas e a riqueza da nossa Amazônia para o Brasil e para o mundo é o grande legado do Surfe na Pororoca… Nas últimas duas décadas, a pororoca tem sido um dos maiores divulgadores da cultura, das belezas, da riqueza e da grandeza da Amazônia para o mundo. Nós reconhecemos e por isso que, com a anuência do Governador Helder Barbalho, apoiamos o evento”, afirmou André Dias, Secretário de Turismo do Pará.

Cronograma e atividades

24º Surf na Pororoca – Ação que reunirá notórios atletas brasileiros em busca de desbravar novas pororocas na Região do Arquipélago de Chaves com o objetivo de quebra de recordes de tempo e distância percorrida em uma onda.

Pororoca Ambiental – Ação de limpeza que pretende diminuir os resíduos na praia principal do município e colaborar para um maior nível de conscientização ambiental dos ribeirinhos da praia na frente da cidade de Chaves com a participação de 100 estudantes de escolas públicas do município e a galera do surfe, além de palestras de biólogos.

Festival Cultural da Pororoca – Apresentações de grupos de Carimbó, a genuína música e dança paraense, DJs de tecnobrega, reggae, música eletrônica, peça teatral e exposição vídeo/fotográfica que irá mesclar as diferentes manifestações culturais marajoaras e mostrar, em um só lugar, a riqueza cultural dessa Região do Arquipélago do Marajó.

Atividades na natureza – O tradicional Passeio com Búfalos e a Visitação a Ninhais de Jacaré, além de outras atividades terão como objetivo promover a interação, sobretudo dos visitantes, com as tradições e vivências locais.

Clínica de Surfe e Implantação de Escolinha – Realização de uma Clínica de Surf com a participação de moradores locais, sem limite de idade, com os primeiros passos para se tornar um surfista de pororoca e Implantação da primeira Escolinha de Surf na Pororoca, do município de Chaves.

Inauguração da Fábrica de Pranchas da Amazônia com Doação de Pranchas – Cerimônia Oficial de Inauguração da Fábrica de Pranchas de Miriti, localizada no município de Abaetetuba, a Capital do Miriti, produto natural que promete revolucionar a construção sustentável de pranchas de surfe. Na ocasião as primeiras 10 pranchas produzidas em parceria com a Collection Surf Boards, do Shaper Marcelo Bibita (que produziu a primeira prancha feita com Bloco de Miriti) serão doadas para a implantação da primeira Escolinha de Surf na Pororoca, do município de Chaves.

Luta Marajoara – O mais famoso e milenar estilo de combate da Região Norte do país será apresentado por alguns de seus principais nomes em atuação no país mostrando as peculiaridades e curiosidades dessa modalidade originalmente marajoara.

O post Expedição começa no Pará apareceu primeiro em Waves.



source https://www.waves.com.br/variedades/surfe-na-pororoca-expedicao-comeca-no-para/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juiz contesta resultado

ISA / Sean Evans Kanoa Igarashi tem nota fora do normal durante bateria contra Gabriel Medina, segundo juiz brasileiro José Cláudio Gadelha Reportagem do jornalista Roberto Salim, do portal UOL, ouviu José Cláudio Gadelha, que garante: Gabriel Medina venceu Kanoa Igarashi nas semifinais dos Jogos Olímpicos. Um dos principais especialistas em julgamento no Brasil, ex-diretor técnico da Confederação Brasileira de Surf até o fim do ano passado, Gadelha porém contesta a hipótese de “roubo”. “Não se pode colocar a questão neste patamar. Não se pode falar em roubo, porque todos os juízes que estão lá são supercapacitados. Eles têm o replay para julgar. Mas ficou sim uma dúvida: foi muito alta aquela nota que determinou a vitória de Igarashi”, explica. Para Gadelha, o fato de que as manobras são julgadas subjetivamente torna a avaliação das ondas bastante interpretativa. “Nós temos um grupo de pessoas ligadas ao surfe e analisamos muito o que aconteceu no Japão e pelas imagens, que est

Italo fica em quinto na Austrália

WSL / Aaron Hughes Italo Ferreira fica em quinto lugar no Margaret River Pro. Foto de arquivo. O Brasil está sem representante no Margaret River Pro. O único brazuca que chegou nas quartas de final foi eliminado por Matthew McGillivray. Italo Ferreira começou melhor a bateria, mas sofreu a virada e terminou o evento na quinta posição. A disputa entre os dois foi a segunda da fase. Italo abriu com 3.00 pontos, e na sequência conseguiu fazer boas rasgadas e finalizou duas direitas com batidas na junção. As notas 6.50 e 7.17 deram a liderança para o brasileiro. Porém Matthew reagiu. Primeiro ele anotou 7.10 e depois assumiu a liderança com 8.77, após atacar uma direita intermediária com boas manobras. Italo passou a necessitar de 8.71 pontos e não conseguiu chegar perto da virada. A derrota foi pelo placar de 15.87 a 13.67. Margaret River Pro Oitavas de final 1 John John Florence (HAV) x Kolohe Andino (EUA) W.O. (problemas estomacais) 2 Callum Robson (AUS) 9.87 x 7.57 Griffin Co

Em entrevista ao Let's Surf Podcast, Edinho Leite recorda trajetória do Série ao Fundo e traz detalhes sobre atual momento do canal, que deixou de produzir conteúdos.

[embed]https://youtu.be/PqVaWiDA1F4?si=PqpmRU-iL6OqK95f[/embed] Em um papo com o Let's Surf Podcast , Edinho Leite recordou o começo do Série ao Fundo, quando ele, ao lado de Tiago Brant e Renan Rocha, faziam análises dos eventos do Circuito Mundial (WCT) após as transmissões na ESPN. Na conversa, ele também analisa a evolução do projeto, desde a criação de outros quadros até outras produções especiais, como, por exemplo, viagens para coberturas in-loco do Pipe Masters. Hoje, o SAF, como é conhecido, passa por um período sabático, esperando o momento certo para voltar. Quer saber mais sobre toda a situação? O que aconteceu? Por que não produzem mais vídeos? Quando eles voltam? Confira no papo! Para assistir ao papo completo com Edinho Leite e muitos outros conteúdos, acesse o canal oficial do Let's Surf Podcast no YouTube . source https://www.waves.com.br/entrevistas/edinho-fala-sobre-serie-ao-fundo/