Pular para o conteúdo principal

A casa dos tubos

A maioria dos surfistas que gostam de ondas perfeitas e de viajar em busca delas, já foi ou sonha em surfar na parte Norte das Ilhas Mentawai, provavelmente o lugar com as ondas mais constantes e perfeitas do planeta, especialmente na alta temporada.

Eu tenho a imensa sorte de viver aqui com a minha família, recebendo novos e velhos amigos. Com a chegada da pandemia, encarei enormes desafios não apenas financeiros, mas tive que me adaptar diariamente para enfrentar todas as surpresas e restrições que vêm acontecendo. Culminando com a recente proibição de entrada de estrangeiros.

Clique aqui para ler “Na Contramão do Lockdown”

Mas, por outro lado tenho que agradecer poder estar aqui nesse momento. Minhas filhas têm a oportunidade de uma vida normal em meio à natureza, com espaço para brincadeiras, sem nem perceber o que acontece no mundo afora.

E eu por encontrar line ups vazios. Ou quase, com uma sequencia de ondulações incríveis desde o meio de julho.

Alguns poucos fissurados e outros sortudos por já estarem na Indonesia estão enchendo minha casa. E para mim é uma alegria enorme receber pessoas depois de tanto tempo de lockdown.

João Mauricio Jabour já virou decoração da casa. Está ficando aqui por quase dois meses e pegando muitos tubos. A família do Zecão Rennó, lenda viva que representou muito bem o Brasil no Hawaii no passado, dentro e fora da água, chegou há pouco trazendo a turma dele, a esposa Cristiani e dois filhos. Kailani de 12 e Keoni de 9 anos.

Diante da idade dos garotos, os dois já surfam muito. Especialmente Kailani, que com sua pouca idade está roubando a cena por aqui, com uma performance inesquecível em picos faixa preta, como Kandui e Bankvaults.

Também chegaram outros dois australianos, talvez os primeiros desde a entrada do vírus. Vieram com vontade e estão extasiados, como se fossem ex-presidiários recém-soltos. Por último tem um casal do Hawaii, Buz, que apesar da idade quebra as ondas.

Ele conhece a Indonésia há muitos anos e surfa de frontside para os dois os lados, e com estilo. E para sorte deles, as ondas não param desde a metade de Julho.

Bankvaults, Hideaways, Ebay e Nokandui estiveram em condições clássicas e com pouca gente na água. Outras vezes, apenas nós. Resultado, muitos tubos e sessões épicas.

Neste momento, estamos todos ansiosos com a previsão de uma sequência de ondulações potentes e ventos variados. Aliás, como poucas vezes vi durante os nove anos em que vivo aqui.

Começou com um swell de Sudoeste beirando os 214 graus e ventos variando de Leste. Amanhã, uma nova ondulação de Sul deve entrar com força. Logo depois, mais uma de Sudoeste.

E na semana que vem, um das maiores ondulações da temporada.

Aqui a adrenalina esta a mil. Bankvaults, Hidewais, Ebay, Rifles e até alguns secrets vão bombar, com certeza. Apesar da idade, Kailani está faminto por tubos. João, como sempre, também, em especial para Rifles e Bankvaults.

E o resto da turma vai atrás.

Preparei este clipe acima com imagens das sessões da última semana pra vocês curtirem.

E fiquem ligados que logo tem muito mais!

O post A casa dos tubos apareceu primeiro em Waves.



source https://www.waves.com.br/especiais/indonesia/mentawai-epicoa-casa-dos-tubos/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história do Havaí

Reprodução Estátua de Kamehameha I em Hilo, Big Island. Nesta quinta-feira (11), o Havaí celebra o feriado Kamehameha Day, que homenageia o rei Kamehameha I, responsável pela unificação do arquipélago, em 1810. Mais de dois séculos depois de sua morte, Kamehameha e sua família ainda estão muito presentes na cultura do Havaí. Mas para relembrar o legado deste líder, o principal da história havaiana, é preciso viajar no tempo, até meados do século VII… Devido a sua localização no Pacífico, o Havaí permaneceu desabitado por milênios. A presença humana por lá começou por volta dos anos 600 e 1000, com os primeiros assentamentos polinésios. Eles navegaram em canoas, a partir das Ilhas Marquesas, a quase 4 mil km de distância. Por volta de 1.600, com uma população de cerca de 150 mil, o Havaí era tomado por conflitos internos e o contato com o mundo exterior era limitado. A primeira expedição oficial europeia a chegar no local foi registrada em 18 de janeiro de 1778, a terceira viage...

Carlos Burle estreia Bravamente, novo podcast de histórias inspiradoras. Série reúne entrevistas que mostram como esporte transforma vidas.

https://youtu.be/-s5QiotecjY O surfista e campeão mundial de ondas grandes Carlos Burle estreia nesta quarta-feira (25) o podcast Bravamente, série documental em áudio e vídeo que revela como o esporte tem sido, para muitos, mais do que uma prática física — uma verdadeira ponte para o equilíbrio emocional, propósito e oportunidades no mercado profissional. Com 12 episódios quinzenais e duração entre 15 e 40 minutos, o programa será lançado no YouTube (@bravamente_oficial) e no Spotify (Brava•Mente). A cada edição, Burle conduz conversas autênticas com personagens que têm o esporte como parte essencial da vida, em narrativas que misturam emoção, disciplina, superação e reconexão com o corpo e a mente. Entre os entrevistados da temporada estão nomes como Brenda Moura, promessa do surfe e skate brasileiro; Morongo, fundador da Mormaii; Walter Chicharro, ex-presidente da Câmara de Nazaré, em Portugal; e Trennon Paynter, treinador da equipe olímpica canadense de esqui. Também participam exe...

Jack Johnson e Rob Machado partem para Bali, Indonésia, curtem boas ondas de Uluwatu e promovem show juntos.

https://www.youtube.com/watch?v=1lWFR0vSQqU&list=RD1lWFR0vSQqU&start_radio=1 Jack Johnson e Rob Machado partem para Bali, Indonézia, e promovem uma performance ao vivo muito especial nas Uluwatu Surf Villas, com vista para a icônica Uluwatu. Sendo ambos artistas e surfistas, não seria um show em Uluwatu sem antes um pouco de surfe. O dia começou com sessão de Jack Johnson e Rizal Tanjung, um dos maiores nomes do surfe indonésio. O mar estava com condições ideais, e Jack aproveitou para mostrar que, além de músico consagrado, continua sendo um surfista de respeito. Rizal, por sua vez, filmou a queda com uma GoPro Uma das maiores partes do surfe é esperar pelas ondas no outside, e é durante esse tempo que boas conversas acontecem, mas raramente são documentadas. Enquanto Jack e Rizal esperam por uma série, Jack conta sobre seu processo de composição, abordando como Rodeo Clowns e F-Stop Blues surgiram, e também relembra sua primeira viagem a Bali em 92. Pouco depois, Rob se junta...