Pular para o conteúdo principal

De olho na chamada

Campeão da etapa do QS em 2019 no local, Alex Ribeiro parte em busca de nova vitória em Merewether Beach.

As horas passam e a expectativa para o reinício do Circuito Mundial só aumenta. E a World Surf League apimentou isso ainda mais, antecipando em meia hora a primeira chamada para a Newcastle Cup, segunda etapa do CT 2021, primeira da perna australiana e que acontece em Merewether Beach, New South Wales.

O swell que está na ativa na região de Newcastle está se despedindo, e nesta quarta-feira (31) brasileira, às 16:30 (de Brasília), quinta-feira (1) australiana às 6:30, a WSL vai passar o cronograma do dia, que deve ter muitas baterias.

O que esperar Merewether Beach é uma praia com fundo de areia, similar a maioria dos picos brasileiros, e, pela previsão, as ondas devem quebrar com meio a no máximo 1 metro, dando oportunidades para duas boas manobras, nos melhores momentos três, na maior parte do dia, com direito a junções pra galera extrapolar. Não são esperadas condições limpas no início do dia, mas como passar das horas o vento vai perder forçar e o mar deve ficar melhor para a prática do surfe.

Como um beach break clássico funcionando com ondas pequenas, Merewether Beach vai ter esquerdas e direitas, e devemos ter muita ação, com muitas ondas surfadas, principalmente na primeira fase, quando três atletas entram em cada disputa.

Nos treinos desta quarta-feira australiana, registrados pela equipe do canal Novocastrian Waves, dá pra ter uma boa ideia do que está por vir, principalmente para o primeiro dia da janela.

Prato cheio para os brasileiros? – Os brasileiros são muito acostumados às condições esperadas para essa etapa e isso vai pesar a nosso favor, porém vale lembrar que no CT estão os melhores do mundo.

Nas últimas duas etapas realizadas no pico, todas da divisão de acesso à elite, Alex Ribeiro venceu em 2019 e Julian Wilson (AUS) em 2020. Ryan Callinan, que cresceu naquela praia ao lado de grandes nomes do surfe como Mark Richards e Luke Egan, vice-campeão da prova de 2020, é um cara a ser observado com olhos bem abertos.

Filipe Toledo, Italo Ferreira e Gabriel Medina, que no último treino arriscou os voos nas esquerdas, se encaixam perfeitamente nesse tipo de condição. John John Florence (HAV) sempre se molda com facilidade nos mais variados tipos de ondas, e no treino da terça-feira australiana em Merewether executou uma manobra de impacto que está dando o que falar.

“É ótimo estar em uma sociedade que está perto de se livrar da Covid-19”, disse John John. “Eu, definitivamente, me sinto pronto e animado para voltar a competir, e esses quatro eventos nos próximos dois meses são realmente excelentes para o tour desta temporada. Essa é a melhor forma de me preparar para as Olimpíadas. Estou competindo aqui contra os melhores surfistas do mundo e essa é a preparação ideal”.

Jordy Smith (AFR) e Adriano de Souza são outras boas apostas para o evento, porém em etapas de beach break é mais comum surgirem nomes quase nunca apontados como favoritos. É aguardar, só mais algumas poucas horas, pra ver.

Assista à Newcastle Cup ao vivo no Waves.

Newcastle Cup 2021

Primeira fase

1 Kanoa Igarashi (JPO), Conner Coffin (EUA), Deivid Silva (BRA)
2 Filipe Toledo (BRA), Jadson André (BRA), Morgan Cibilic (AUS)
3 John John Florence (HAV), Yago Dora (BRA), Mikey Wright (AUS)
4 Jordy Smith (AFR), Frederico Morais (POR), Matt Banting (AUS)
5 Gabriel Medina (BRA), Matthew McGillivray (AFR), Crosby Colapinto (EUA)
6 Italo Ferreira (BRA), Jack Robinson (AUS), Jackson Baker (AUS)
7 Jeremy Flores (FRA), Adrian Buchan (AUS), Connor O’Leary (AUS)
8 Owen Wright (AUS), Peterson Crisanto (BRA), Alex Ribeiro (BRA)
9 Julian Wilson (AUS), Wade Carmichael (AUS), Ethan Ewing (AUS)
10 Ryan Callinan (AUS), Griffin Colapinto (EUA), Leonardo Fioravanti (ITA)
11 Jack Freestone (AUS), Michel Bourez (FRA), Miguel Pupo (BRA)
12 Caio Ibelli (BRA)
, Seth Moniz (HAV), Adriano de Souza (BRA)

Feminino

1 Sally Fitzgibbons (AUS), Nikki Van Dijk (AUS), Macy Callaghan (AUS)
2 Lakey Peterson (EUA), Tyler Wright (AUS), Keely Andrew (AUS)
3 Carissa Moore (HAV), Sage Erickson (EUA), Philippa Anderson (AUS)
4 Stephanie Gilmore (AUS), Johanne Defay (FRA), Bronte Macaulay (AUS)
5 Caroline Marks (EUA), Courtney Conlogue (EUA), Brisa Hennessy (COS)
6 Tatiana Weston-Webb (BRA), Malia Manuel (HAV), Isabella Nichols (AUS)

O post De olho na chamada apareceu primeiro em Waves.



source https://www.waves.com.br/noticias/competicao/ct/newcastle-cup-de-olho-na-chamada/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história do Havaí

Reprodução Estátua de Kamehameha I em Hilo, Big Island. Nesta quinta-feira (11), o Havaí celebra o feriado Kamehameha Day, que homenageia o rei Kamehameha I, responsável pela unificação do arquipélago, em 1810. Mais de dois séculos depois de sua morte, Kamehameha e sua família ainda estão muito presentes na cultura do Havaí. Mas para relembrar o legado deste líder, o principal da história havaiana, é preciso viajar no tempo, até meados do século VII… Devido a sua localização no Pacífico, o Havaí permaneceu desabitado por milênios. A presença humana por lá começou por volta dos anos 600 e 1000, com os primeiros assentamentos polinésios. Eles navegaram em canoas, a partir das Ilhas Marquesas, a quase 4 mil km de distância. Por volta de 1.600, com uma população de cerca de 150 mil, o Havaí era tomado por conflitos internos e o contato com o mundo exterior era limitado. A primeira expedição oficial europeia a chegar no local foi registrada em 18 de janeiro de 1778, a terceira viage...

Jack Johnson e Rob Machado partem para Bali, Indonésia, curtem boas ondas de Uluwatu e promovem show juntos.

https://www.youtube.com/watch?v=1lWFR0vSQqU&list=RD1lWFR0vSQqU&start_radio=1 Jack Johnson e Rob Machado partem para Bali, Indonézia, e promovem uma performance ao vivo muito especial nas Uluwatu Surf Villas, com vista para a icônica Uluwatu. Sendo ambos artistas e surfistas, não seria um show em Uluwatu sem antes um pouco de surfe. O dia começou com sessão de Jack Johnson e Rizal Tanjung, um dos maiores nomes do surfe indonésio. O mar estava com condições ideais, e Jack aproveitou para mostrar que, além de músico consagrado, continua sendo um surfista de respeito. Rizal, por sua vez, filmou a queda com uma GoPro Uma das maiores partes do surfe é esperar pelas ondas no outside, e é durante esse tempo que boas conversas acontecem, mas raramente são documentadas. Enquanto Jack e Rizal esperam por uma série, Jack conta sobre seu processo de composição, abordando como Rodeo Clowns e F-Stop Blues surgiram, e também relembra sua primeira viagem a Bali em 92. Pouco depois, Rob se junta...

Carlos Burle estreia Bravamente, novo podcast de histórias inspiradoras. Série reúne entrevistas que mostram como esporte transforma vidas.

https://youtu.be/-s5QiotecjY O surfista e campeão mundial de ondas grandes Carlos Burle estreia nesta quarta-feira (25) o podcast Bravamente, série documental em áudio e vídeo que revela como o esporte tem sido, para muitos, mais do que uma prática física — uma verdadeira ponte para o equilíbrio emocional, propósito e oportunidades no mercado profissional. Com 12 episódios quinzenais e duração entre 15 e 40 minutos, o programa será lançado no YouTube (@bravamente_oficial) e no Spotify (Brava•Mente). A cada edição, Burle conduz conversas autênticas com personagens que têm o esporte como parte essencial da vida, em narrativas que misturam emoção, disciplina, superação e reconexão com o corpo e a mente. Entre os entrevistados da temporada estão nomes como Brenda Moura, promessa do surfe e skate brasileiro; Morongo, fundador da Mormaii; Walter Chicharro, ex-presidente da Câmara de Nazaré, em Portugal; e Trennon Paynter, treinador da equipe olímpica canadense de esqui. Também participam exe...