Pular para o conteúdo principal

Nayson é o campeão

Nayson chegou ao Ceará sem equipamento e precisou surfar durante todo o evento com uma prancha emprestada.

O paraense Nayson Costa foi o grande campeão da categoria masculina da segunda etapa do CBSurf Pro Tour, encerrada na última sexta-feira (27), na Praia da Taíba, São Gonçalo do Amarante (CE).

Nayson garantiu a vitória inédita em uma virada eletrizante nos instantes finais da decisão sobre o pernambucano Ian Gouveia (2º), o paulista Weslley Dantas (3º) e o paraibano Samuel Igo (4º).

A bateria decisiva, com boas ondas e alto nível técnico, teve a participação das quatro regiões costeiras do Brasil – Norte, Sul, Sudeste e Nordeste. No final, todos vibraram muito com a vitória do carismático paraense, que levou o seu estado e a região Norte pela primeira vez ao topo de uma etapa do CBSurf Pro Tour.

“Essa vitória vai para o Pará, para todos que sempre acreditaram em mim e continuam acreditando. O foco continua o mesmo. Obrigado a Deus e a todos que me ajudaram a chegar até aqui. Esse é o dia mais feliz da minha vida”, declara o campeão.

No ranking, o paulista Marcos Corrêa, vencedor da etapa inicial em Ubatuba, manteve a ponta do circuito. O potiguar Israel Júnior assumiu o segundo lugar.

Atleta emocionado com a vitória inédita nas ondas da Taíba.

Um dia para ficar na história

O terceiro e último dia do Maresia apresenta CBSurf Pro Tour contou com todos os ingredientes necessários para se construir uma grande história. Neste caso, mais especificamente, uma grande vitória.

Nas oitavas de final, Nayson Costa precisou mostrar poder de reação para avançar em uma bateria na qual o pernambucano Alan Donato liderou boa parte do tempo. Com calma e paciência, o paraense soube escolher bem as ondas e avançou em segundo, atrás apenas de Weslley Dantas.

Nas quartas, Nayson teve que superar o cearense Artur Silva, atual campeão brasileiro e que vinha embalado pela vitória na fase anterior. Ele avançou novamente na segunda colocação, com o paraibano Elivelton Santos em primeiro e com o maior somatório de toda competição: 17.00 pontos de 20 possíveis.

Nas semifinais, o funil já estava bem estreito e as baterias mais pareciam finais. Na primeira, o pernambucano Ian Gouveia avançou ao lado de Weslley Dantas. Na segunda, Nayson mostrou todo o potencial para vencer a bateria com um dos maiores somatórios do evento, 15.00 pontos, avançando ao lado de Samuel Igo.

Pódio do Maresia apresenta CBSurf Pro Tour 2020.

Na final, como era de se esperar, os favoritos ao título Ian Gouveia e Weslley Dantas travaram um duelo particular, com direito a disputa de prioridade e tudo mais. Ian dominou praticamente toda bateria e o paraibano Samuel Igo chegou a ameaçar a liderança. Enquanto isso, Nayson precisava uma combinação de notas para vencer.

Parecia que o paraense já havia desistido da disputa, quando, nos instantes finais da bateria, os deuses do surfe decidiram dar mais uma chance àquele que havia enfrentado enormes dificuldades para chegar até ali, incluindo até mesmo a falta de equipamento (Nayson chegou ao Ceará sem equipamento algum e surfou o evento inteiro com uma prancha emprestada). Era tudo o que ele precisava para mostrar ao País do surfe todo o seu talento e ousadia.

E enquanto Ian e Weslley duelavam pela liderança no canto esquerdo do palanque, Nayson remou sozinho, no mesmo local onde ele pegou as suas melhores ondas durante todo o evento, para mandar um aéreo muito bem executado e cravar a maior nota da bateria, 8.00, escrevendo assim seu nome na história do surfe brasileiro como o primeiro paraense a vencer uma etapa do Circuito Brasileiro Profissional.

Com o resultado, Nayson pulou da 89ª colocação direto para a quinta posição do ranking, se credenciando como mais um candidato ao título de campeão do circuito organizado pela Confederação Brasileira de Surfe. Lembrando que as mulheres definiram suas campeãs no dia anterior, com a cearense Ariane Gomes vencendo a etapa.

Agora todos os olhares se voltam para a Bahia, estado que receberá a terceira e última etapa do CBSurf Pro Tour 2020, entre os dias 18 e 20 de dezembro. No evento serão definidos os campeões brasileiros profissionais nas categorias Masculino e Feminino.

Maresia apresenta CBSurf Pro Tour 2020

Resultados

Masculino

1 Nayson Costa (PA)
2 Ian Gouveia (SC)
3 Weslley Dantas (SP)
4 Samuel Igo (PB)

Líder do ranking Marcos Corrêa (SP)

Feminino

1 Ariane Gomes (CE)
2 Tainá Hinckel (SC)
3 Yanca Costa (CE)
4 Júlia Duarte (RJ)

Líder do ranking Yanca Costa (CE) 

O post Nayson é o campeão apareceu primeiro em Waves.



source https://www.waves.com.br/noticias/competicao/profissional/cbsurf-pro-tour-2020-nayson-e-o-campeao/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história do Havaí

Reprodução Estátua de Kamehameha I em Hilo, Big Island. Nesta quinta-feira (11), o Havaí celebra o feriado Kamehameha Day, que homenageia o rei Kamehameha I, responsável pela unificação do arquipélago, em 1810. Mais de dois séculos depois de sua morte, Kamehameha e sua família ainda estão muito presentes na cultura do Havaí. Mas para relembrar o legado deste líder, o principal da história havaiana, é preciso viajar no tempo, até meados do século VII… Devido a sua localização no Pacífico, o Havaí permaneceu desabitado por milênios. A presença humana por lá começou por volta dos anos 600 e 1000, com os primeiros assentamentos polinésios. Eles navegaram em canoas, a partir das Ilhas Marquesas, a quase 4 mil km de distância. Por volta de 1.600, com uma população de cerca de 150 mil, o Havaí era tomado por conflitos internos e o contato com o mundo exterior era limitado. A primeira expedição oficial europeia a chegar no local foi registrada em 18 de janeiro de 1778, a terceira viage...

Carlos Burle estreia Bravamente, novo podcast de histórias inspiradoras. Série reúne entrevistas que mostram como esporte transforma vidas.

https://youtu.be/-s5QiotecjY O surfista e campeão mundial de ondas grandes Carlos Burle estreia nesta quarta-feira (25) o podcast Bravamente, série documental em áudio e vídeo que revela como o esporte tem sido, para muitos, mais do que uma prática física — uma verdadeira ponte para o equilíbrio emocional, propósito e oportunidades no mercado profissional. Com 12 episódios quinzenais e duração entre 15 e 40 minutos, o programa será lançado no YouTube (@bravamente_oficial) e no Spotify (Brava•Mente). A cada edição, Burle conduz conversas autênticas com personagens que têm o esporte como parte essencial da vida, em narrativas que misturam emoção, disciplina, superação e reconexão com o corpo e a mente. Entre os entrevistados da temporada estão nomes como Brenda Moura, promessa do surfe e skate brasileiro; Morongo, fundador da Mormaii; Walter Chicharro, ex-presidente da Câmara de Nazaré, em Portugal; e Trennon Paynter, treinador da equipe olímpica canadense de esqui. Também participam exe...

Jack Johnson e Rob Machado partem para Bali, Indonésia, curtem boas ondas de Uluwatu e promovem show juntos.

https://www.youtube.com/watch?v=1lWFR0vSQqU&list=RD1lWFR0vSQqU&start_radio=1 Jack Johnson e Rob Machado partem para Bali, Indonézia, e promovem uma performance ao vivo muito especial nas Uluwatu Surf Villas, com vista para a icônica Uluwatu. Sendo ambos artistas e surfistas, não seria um show em Uluwatu sem antes um pouco de surfe. O dia começou com sessão de Jack Johnson e Rizal Tanjung, um dos maiores nomes do surfe indonésio. O mar estava com condições ideais, e Jack aproveitou para mostrar que, além de músico consagrado, continua sendo um surfista de respeito. Rizal, por sua vez, filmou a queda com uma GoPro Uma das maiores partes do surfe é esperar pelas ondas no outside, e é durante esse tempo que boas conversas acontecem, mas raramente são documentadas. Enquanto Jack e Rizal esperam por uma série, Jack conta sobre seu processo de composição, abordando como Rodeo Clowns e F-Stop Blues surgiram, e também relembra sua primeira viagem a Bali em 92. Pouco depois, Rob se junta...