Pular para o conteúdo principal

Pranchas confiscadas

Divisa, como é conhecido o pico, faz parte da cidade de Santos, mas surfistas usam o canal para terem acesso às ondas que quebram na parte da praia que pertence à São Vicente, onde o surfe está liberado.

As normas que impedem o uso das praias durante a quarentena continuam, mas até a última quarta-feira (27) elas eram mais brandas onde se localiza a Ilha de Urubuqueçaba, na divisa entre as cidades litorâneas de Santos e São Vicente, litoral paulista. A Divisa, como é conhecido o pico, faz parte da cidade de Santos.

No entanto, na manhã de quinta-feira (28), surfistas locais foram surpreendidos com uma ação mais truculenta por parte da Guarda Municipal santista que, ao invés de orientar e pedir a retirada das pessoas, proibiu qualquer atividade no local e confiscou algumas pranchas.

Os surfistas usam o canal para terem acesso às ondas que quebram na parte da praia que pertence à São Vicente, onde o surfe está liberado. Os surfistas alegam que não há problema em cumprir as normas, agora, sobre à prática do surfe, não existe aglomeração. É um esporte solitário. A ação da Guarda Municipal, conforme mostra o vídeo abaixo, foi bem contundente.

Algumas cidades do litoral paulista regulamentaram a prática de surfe durante a quarentena adotada para evitar a disseminação da Covid-19. Apesar da regulamentação local, a orientação do Governo do Estado de São Paulo continua sendo que as pessoas saiam de casa apenas para realizar atividades essenciais.

A situação para a prática do surfe está muito delicada neste momento, pois, havendo resistência, o surfista pode ser conduzido à delegacia e responder pelo Artigo 268 do Código Penal, que se trata de infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

Porém, ainda há muitas dúvidas do porque não poder surfar. Água do mar pode nos ajudar a melhorar as seguintes condições: alergias respiratórias; sinusite; resfriados e outras doenças respiratórias. Qual o motivo de proibir o surfe, um esporte solo?

Não há nenhuma base científica, até o momento, para a teoria de que a água ou água do mar seja um ambiente mais propício para a propagação do vírus. Há sim, evidências que relaciona a prática de atividades físicas como um fator de prevenção às formas mais graves da Covid-19.

A ordem é ser truculento ao invés de orientar e solicitar que abandonem o local educadamente. Surfista não é bandido, surfar não é crime!

Charles Roberto é jornalista e assessor de imprensa da Associação São Vicente de Surf.

The post Pranchas confiscadas appeared first on Waves.



source https://www.waves.com.br/variedades/novidade/pranchas-confiscadas/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história do Havaí

Reprodução Estátua de Kamehameha I em Hilo, Big Island. Nesta quinta-feira (11), o Havaí celebra o feriado Kamehameha Day, que homenageia o rei Kamehameha I, responsável pela unificação do arquipélago, em 1810. Mais de dois séculos depois de sua morte, Kamehameha e sua família ainda estão muito presentes na cultura do Havaí. Mas para relembrar o legado deste líder, o principal da história havaiana, é preciso viajar no tempo, até meados do século VII… Devido a sua localização no Pacífico, o Havaí permaneceu desabitado por milênios. A presença humana por lá começou por volta dos anos 600 e 1000, com os primeiros assentamentos polinésios. Eles navegaram em canoas, a partir das Ilhas Marquesas, a quase 4 mil km de distância. Por volta de 1.600, com uma população de cerca de 150 mil, o Havaí era tomado por conflitos internos e o contato com o mundo exterior era limitado. A primeira expedição oficial europeia a chegar no local foi registrada em 18 de janeiro de 1778, a terceira viage...

Carlos Burle estreia Bravamente, novo podcast de histórias inspiradoras. Série reúne entrevistas que mostram como esporte transforma vidas.

https://youtu.be/-s5QiotecjY O surfista e campeão mundial de ondas grandes Carlos Burle estreia nesta quarta-feira (25) o podcast Bravamente, série documental em áudio e vídeo que revela como o esporte tem sido, para muitos, mais do que uma prática física — uma verdadeira ponte para o equilíbrio emocional, propósito e oportunidades no mercado profissional. Com 12 episódios quinzenais e duração entre 15 e 40 minutos, o programa será lançado no YouTube (@bravamente_oficial) e no Spotify (Brava•Mente). A cada edição, Burle conduz conversas autênticas com personagens que têm o esporte como parte essencial da vida, em narrativas que misturam emoção, disciplina, superação e reconexão com o corpo e a mente. Entre os entrevistados da temporada estão nomes como Brenda Moura, promessa do surfe e skate brasileiro; Morongo, fundador da Mormaii; Walter Chicharro, ex-presidente da Câmara de Nazaré, em Portugal; e Trennon Paynter, treinador da equipe olímpica canadense de esqui. Também participam exe...

Jack Johnson e Rob Machado partem para Bali, Indonésia, curtem boas ondas de Uluwatu e promovem show juntos.

https://www.youtube.com/watch?v=1lWFR0vSQqU&list=RD1lWFR0vSQqU&start_radio=1 Jack Johnson e Rob Machado partem para Bali, Indonézia, e promovem uma performance ao vivo muito especial nas Uluwatu Surf Villas, com vista para a icônica Uluwatu. Sendo ambos artistas e surfistas, não seria um show em Uluwatu sem antes um pouco de surfe. O dia começou com sessão de Jack Johnson e Rizal Tanjung, um dos maiores nomes do surfe indonésio. O mar estava com condições ideais, e Jack aproveitou para mostrar que, além de músico consagrado, continua sendo um surfista de respeito. Rizal, por sua vez, filmou a queda com uma GoPro Uma das maiores partes do surfe é esperar pelas ondas no outside, e é durante esse tempo que boas conversas acontecem, mas raramente são documentadas. Enquanto Jack e Rizal esperam por uma série, Jack conta sobre seu processo de composição, abordando como Rodeo Clowns e F-Stop Blues surgiram, e também relembra sua primeira viagem a Bali em 92. Pouco depois, Rob se junta...